Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Turismo

10/05/2021 13:01

Laje francesa de 4 mil anos é o mapa mais antigo da Europa

Peça do início da Idade do Bronze aparentemente representa uma área do oeste da França que seria propriedade de um príncipe

Pesquisadores franceses anunciaram que uma placa de pedra do início da Idade do Bronze é o mapa tridimensional mais antigo da Europa. O estudo sobre a descoberta foi publicado na revista “Bulletin de la Société préhistorique française”.

A rocha, conhecida como laje de Saint-Bélec, tem cerca de 4 mil anos de idade, mede 2,2 metros por 1,5 metro e pesa uma tonelada. Ela foi descoberta em 1900 pelo arqueólogo Paul du Chatellier em um velho cemitério em Finistère (Bretanha). Chatellier a guardou por décadas em uma de suas propriedades, e depois ela foi transferida para o Museu de Arqueologia Nacional em Saint Germain en Laye, a oeste de Paris. Em 2014, a placa foi “redescoberta” pelos pesquisadores Yvan Pailler e Clément Nicolas, que tomaram conhecimento dela por meio de um velho artigo impresso.
Representação de terras
Pailler e Nicolas analisaram as marcações e gravações na laje e concluíram que deve se tratar de um mapa. Eles observaram que algumas das marcações são repetidas e ligadas entre si por linhas para criar uma rede e várias são gravadas mais profundamente, como se para destacar e marcar sua importância. A seguir, eles “georreferenciaram” as gravações para ver se correspondiam à área próxima de onde foi desenterrado pela primeira vez. Descobriram que elas correspondem a uma zona de aproximadamente 30 km de extensão seguindo o curso do rio Odet, da região das Montanhas Negras, no oeste da França. Poderia ser a representação das terras de posse de um príncipe ou rei, segundo os pesquisadores.

A laje de Saint-Bélec ainda reserva diversos enigmas. Por que, por exemplo, ela estava em um cemitério? E o que significam exatamente os símbolos desenhados? De acordo com uma das hipóteses, a sepultura em questão seria do último membro de uma linhagem de soberanos do território representado, ou então do próprio autor da obra.


Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

imprensaplenariomt@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

Nota
Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo