Cuiabá (MT), 04 de dezembro de 2020 - 10:44

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Política

GAZETA DADOS 15/11/2020 12:27

Emanuel cresce e disputará segundo turno com Abílio

Pablo Rodrigo

pablo@gazetadigital.com.br

Estimulada prefeito cuiabá

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) ,cresceu na reta final e assumiu a liderança na última rodada da pesquisa Gazeta Dados na Capital, chegando a 36,95% dos votos válidos. O resultado sinaliza segundo turno entre o atual gestor cuiabano e o vereador Abílio Júnior (Podemos), que alcançou 31,66% da intenção de votos dos entrevistados. Com a margem de erro da pesquisa (4% para mais ou para menos), Emanuel teria entre 40,95% e 32,95%. Já Abílio alcançaria 35,66% e 27,66%.

Emanuel progrediu consideravelmente em relação à última pesquisa, quando atingiu 28,21% da preferência dos entrevistados. Um crescimento de 8%. Já Abílio teve uma queda de quase 3%.


Um candidato é eleito no 1º turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial. Ou seja, o cenário da pesquisa aponta eventual 2º turno, que ocorreria no próximo dia 29 de novembro.

 

Já a candidata Gisela Simona (Pros) assumiu a 3ª colocação com 15,48% dos votos válidos, demonstrando um crescimento de quase 3 pontos percentuais. Roberto França (Patri) caiu mais 10 pontos percentuais e agora tem 10,60%.

 

Em 5º lugar, aparece Aécio Rodrigues (PSL) com 2,93%, Julier (PT) ficou com 1,95% e Gilberto Lopes (Psol) com 0,43%. Paulo Henrique Grando não pontuou mais uma vez.

 

Para se chegar ao percentual de votos válidos, desconsideram-se os índices de brancos e nulos e os de não sabem e/ou não responderam na amostragem de voto estimulado, aquele em que ao entrevistado é apresentada a lista de todos os candidatos para que o eleitor indique em quem pretende votar.

 

Incluindo os votos brancos e nulos e quem não respondeu a pesquisa, o prefeito também lidera, com 32% à frente de Abílio Júnior, que obteve 27,42%. Gisela chega a 13,41%, França a 9,18%, Aécio a 2,53%, Julier a 1,69% e Gilberto Lopes fica com 0,36%. Grando não pontuou. Votos brancos e nulos somam 3,50%, e quem não soube ou não quis responder são 9,90%. Houve, portanto, uma redução na indecisão dos eleitores cuiabanos.

 

Gazeta Dados

Espontânea prefeito cuiabá

 

Espontânea
Na modalidade espontânea, quando o entrevistado responde o nome de seu candidato sem receber uma lista prévia de nomes, Emanuel Pinheiro também lidera as intenções de voto, totalizando 33,57% dos entrevistados. Neste quesito, Abílio Júnior aparece com 26,57%, ambos empatados tecnicamente dentro da margem de erro. O que chama atenção é que, nessa amostragem, o atual prefeito cresceu 11 pontos, enquanto Abílio um pouco mais que 2 pontos.

 

Em 3º lugar vem Gisela Simona com 12,08%, um crescimento de 4 pontos em relação à primeira pesquisa. Roberto França aparece logo atrás com 8,21%, Julier tem 1,45% e Aécio 1,21%. Gilberto Lopes e Paulo Grando novamente não pontuaram. Brancos e nulos são 3,62% e não souberam ou não quiseram responder somaram 13,29%.

 

Gazeta Dados

rejeição prefeito cuiabá

 

Rejeição
O Gazeta Dados mediu também a rejeição dos 8 postulantes ao comando da capital mato-grossense. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), mesmo com a queda na rejeição, continua liderando este quesito com 31% das indicações dos entrevistados.
O segundo mais rejeitado é o vereador Abílio, com 20% dos entrevistados declarando que não votariam nele de jeito nenhum. Roberto França tem 14% de rejeição e Julier 3%.

 

Gisela Simona aparece com 2% de rejeição. Aécio Rodrigues e Gilberto Lopes têm 1% cada. Paulo Grando também não pontua. Já 6% dos entrevistados disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos. Não souberam ou não quiseram responder totalizaram 22%.

 

A pesquisa foi realizada com 800 moradores de Cuiabá entre os dias 13 e 14 de novembro.
O método utilizado é o Survey, que consiste em pesquisa de metodologia quantitativa com realização de entrevistas utilizando-se questionário estruturado junto a uma amostra representativa da população.

 

O intervalo de confiança é de 95%. Ou seja, se fossem realizadas 100 pesquisas, em 95 delas os resultados estariam iguais a este, dentro da margem de erro estipulada, que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MT-01487/2020.


Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

imprensaplenariomt@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

Nota
Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo